terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

ADEUS DÓLAR (Chris Hedges)


… A razão dívida/PIB dos EUA é agora mais de 100 por cento, uma luz vermelha de aviso para os economistas. A continuação do défice comercial massivo crónico está dependente da capacidade de vender obrigações do tesouro ao estrangeiro. Logo que essas obrigações perderem valor e já não forem consideradas um investimento seguro, o dólar irá sofrer uma severa desvalorização. Existem sinais de que este processo está em curso. As reservas dos bancos centrais possuem menos dólares do que em 2004. Existem menos pagamentos pelo sistema SWIFT – a plataforma para transferências inter-bancárias de fundos  – em dólares do que em 2015. Metade das trocas comerciais internacionais são facturadas em dólares, embora a parcela dos EUA no comércio internacional seja apenas de 10 por cento.

“Acabaremos por ter outras divisas como reservas, em vez de dólares,” declarou no mês passado Mark Carney, o governador do Banco de Inglaterra.

Sessenta e um por cento das reservas em divisas estrangeiras [detidas pelos bancos centrais de todo o mundo] são em dólares. À medida que essas divisas de reserva em dólares forem substituídas por outras divisas, o desinvestimento em dólares vai acelerar.



Fonte: https://ogmfp.wordpress.com/2019/02/05/adeus-dolar-por-chris-hedges/

Artigo completo: https://www.truthdig.com/articles/goodbye-to-the-dollar/

Sem comentários:

Enviar um comentário

SALAZAR E O REGIME DO MEDO

Eram tempos de fome, miséria, era proibido manifestar, criticar, ter opinião, não se votava, era-se obrigado a ir para guerra, mulher cas...